terça-feira, 20 de julho de 2010

O preço da Obsessão.




Assistindo à TV ontem me deparei com duas reportagens que me fizeram refletir sobre a obsessão pelo corpo perfeito e o preço que pago pelas beldades que entram nesse jogo. Na primeira reportagem, vi a história da modelo brasileira Sheyla Hershey de 29 anos. Ela se tornou conhecida no mundo inteiro por ter um dos maiores seios do planeta com 5,5 litros de silicone em cada. Na última cirurgia que fez, ela teve uma infecção séria e agora corre risco de morte se as bactérias ganharem a corrente sanguínea. Ela, em ligação ao vivo no programa do Gugu, disse que está internada, recebendo antibióticos fortes na veia e corre risco de ter que retirar as mamas ou até mesmo, morrer. Na entrevista, ela disse que se arrepende de tudo o que fez!

Tudo isso foi para quebrar recordes e ganhar títulos. Ela tinha receio de uma concorrente que estava também aumentando as mamas e aí, resolveu colocar mais. Deu no que deu.

A outra história é da também brasileira ex Miss São Paulo e Mundo, Juliana Volpini, de 28 anos, teve alopecia areata, ou seja, perdeu todos os cabelos da cabeça e do resto do corpo, por deficiência de nutrientes. Ela após o título de miss, recebeu convite para atuar por uma agência americana e por ter medidas de miss e não de modelo, teve que fazer dieta para chegar às “medidas perfeitas”. Desenvolveu anorexia e os cabelos caíram todos, em 15 dias, por falta de nutrientes. Ela fez um último ensaio careca e nada mais. Agora, está desempregada, sem condições de tratar e com depressão. O cabelo ralo que tem atualmente é resultado de um tratamento recente que está fazendo, mas há 2 meses não vai às consultas.

Estes e tantos outros casos “pipocam” por aí todos os dias. Criou-se em nossa sociedade um padrão de beleza, onde tudo o que está fora dele, não é considerado belo. Medidas corporais de Barbie, músculos e barriga “tanquinho”, dentes certinhos e branquinhos, etc.

Na minha área, já tive pacientes que chegaram para mim e queriam os dentes iguais aos da Xuxa, ou um sorriso como a da Ana Maria Braga. Não prometo e não faço milagres!!!

A estética de um sorriso depende do rosto da pessoa, idade, linha de sorriso, dentes vizinhos,ou seja, um conjunto de fatores que vão me dar uma referência de qual é o ideal para o paciente. A partir daí, faço o que posso para chegar no padrão satisfatório.

Acompanhando estes casos e suas conseqüências, vejo a cada dia a necessidade de repensar a influência da mídia na vida de todos nós e no valor de nossa auto aceitação.



ps: mas isso aí em cima, para mim não é belo, não. Deus me livre!!!
 
Abs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário