sábado, 17 de abril de 2010

Mas isso não é dente de ouro não ?!

Quinta-feira feira passada, o marido de uma paciente minha que a acompanhava estava com dor de dente, e pediu que eu o examinasse. Avaliei a condição do dente, um molar e a radiografia que ele trouxe. Não dava mais para manter o dente e o indicado era a extração. Expliquei os motivos pelos quais optei por tirar o dente e ele concordou.

O procedimento foi rápido, já que o dente tinha mobilidade (estava bambo). Após as recomendações pós operatórias ele me perguntou quanto era o serviço:

-“ Doutor, quanto é?”

- x reais. Respondi (não vou informar o valor aqui por questões de ética, mas asseguro que foi relativamente barato).

-“nossa, mas isso não é dente de ouro não?!”

Pela cara que fiz e risadinha que dei, ele deve ter entendido o meu descontentamento com o seu comentário. Às vezes a minha educação e tato para falar com os pacientes é tanta que engulo em seco algumas respostas que deveriam ser dadas de “bate pronto”. Vou justificar o porque que não achei graça no comentário do sujeito:

O que compõe o valor de um honorário não é somente “arrancar o dente” e jogar no lixo. Em primeiro lugar, uso luvas descartáveis, agulha descartável, meu instrumental é esterilizado, faço uma boa anestesia para o paciente não sentir nada de dor. Uso um fio de sutura esterilizado e o paciente já sai medicado do consultório pois, tenho analgésicos disponíveis para pacientes de cirurgias. O paciente tem o retorno para remoção de sutura e estou à disposição para eventuais problemas posteriores ao procedimento. Isso tudo agrega valor, sem contar que o camarada foi atendido de pronto e no “arzinho condicionado e musiquinha ambiente”.

Peraí meu!

Isso tudo não tem valor?

Com todo respeito às outras profissões e estabelecimentos, não podemos colocar na mesma balança os gastos com nossa saúde e despesas com oficina mecânica, borracharia e salão de beleza. São procedimentos distintos. Por que alguns pagam “trezentos paus” ou mais para colocar um aparelho de cd no carrão, 160 reais por uma escova progressiva, 70 num perfume da Natura e não podem pagar um pouquinho menos por uma extração dentária que é mais importante do que os itens citados, pois uma dor de dente bem doída deixa qualquer um maluco ?
Se você que me lê neste momento, quando receber um orçamento de prestação de serviço, seja odontológico, médico,etc, pense no tempo gasto na formação do profissional, estrutura do seu estabelecimento, tipo e qualidade do material, atenção da sua equipe e qualidade do atendimento recebido. Se você quer pechinchar e comparar preços como numa feira livre, por favor, vá em outro dentista direto e nem passe por aqui.



Abs.
PS: vou parando por aqui, pois vou alí trocar o óleo do carro, mas vou avisar ao mecânico que é para maneirar no preço, pois o motor não é de BMW, mas de carro popular.

:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário