sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Odontogeriatria é coisa séria !


Semana passada chegou em meu consultório um senhor indicado por um paciente para fazer implantes. Ele era falante, bem humorado e notei durante nossa conversa inicial ausência dos dentes superiores e a existência de 3 ou 4 na parte inferior. Ele estava interessado em saber sobre tratamento com implantes e média de custos, etc. Perguntei sua idade e ele me disse ter 78 anos. Isso mesmo, 78 anos e animado para colocar implantes e ter os dentes de volta!!!
Isso me faz refletir na importância dos cuidados com os idosos que freqüentam o consultório, sendo mais atencioso com as suas necessidades e me preparar para a nova tendência não só da odontologia, como em outras áreas : A população idosa está aumentando e muitos estão se cuidando mais, procurado dentistas, academias, médicos e por aí vai...
No caso da odontologia, o profissional que se propõe atender este público deve estar preparado para entender a fisiologia do envelhecimento, os problemas de saúde bucal mais comuns desta faixa etária e ser paciente para ouvi-los e entendê-los.
Muitos idosos hoje em dia possuem vida social intensa, participam de reuniões de grupos de convivência, bailes, viagens, namoram, casam e alguns até retornam ao trabalho. Eles estão em contato com outras pessoas o tempo todo e acabam se preocupando com a aparência física. Aí entra a questão dentária também.
Já vi vários idosos com dentes e gengivas saudáveis. Lógico que os dentes sofreram desgaste pelo uso, estão mais amarelados, mas estão lá firmes e merecem ser cuidados. Outros não têm a mesma sorte de terem todos os dentes e usam próteses que devem ser avaliadas de tempos em tempos e trocadas quando indicado. Enfim, precisam ter a boca bem cuidada, para poderem dar um sorriso sem constrangimentos, se sentirem integrados e principalmente manterem a capacidade mastigatória a todo vapor para saborearem os prazeres que a vida ainda tem a lhes oferecer.

Abs,

Nenhum comentário:

Postar um comentário