quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Dentes iguais aos seus.

Recebi uma paciente hoje para avaliação odontológica e a mesma, dentre vários problemas relatados, revelou a insatisfação com os dentes da frente, no que refere a cor e tamanho. Quando a questionei sobre o que ela pensava em termos de tratamento e qual a expectativa em relação a ele, ela vira e diz:
“-queria uns dentes,iguais aos seus,bem branquinhos!”
Confesso que não consegui esconder o riso, lógico, sem crítica, mas com um misto de satisfação e sem graça pelo fato dela já estar reparando em meus dentes. Refleti na responsabilidade que nós, profissionais da saúde, principalmente a bucal, temos em dar o bom exemplo, mostrando que o cuidado que queremos que nosso paciente tenha com seus dentes, nos temos com o nosso. Imagine se o paciente encontra um dentista com os dentes sujos, com mau hálito, manchados de cigarro. Que idéia a pessoa terá do seu dentista, já que ele passa a idéia do “ faça o que eu falo, mas não faça o que faço”.
Me lembro de pacientes que se queixaram comigo do desconforto que sentiram ao tratarem seus dentes com dentistas fumantes, pois as mãos estavam com cheiro de cigarro e isso os incomodava, pois as mãos do profissional trabalhavam próximo aos seus narizes.
Enfim, se queremos falar de saúde, no âmbito geral, nós da saúde precisamos dar exemplo, primeiro no respeito ao nosso próximo, na atenção dada durante as consultas, na orientação adequada e mostrando que o que “pregamos”, nós fazemos.
Termino por aqui, ouvindo a lindíssima Hotel California do Eagles, acústico....
Abs.

Um comentário: