quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Convite

BOCA A BOCA:
UMA DISCUSSÃO QUE O BRASIL PRECISA ENFRENTAR
Será lançado em Belo Horizonte o documentário que promete mudar a visão dos brasileiros a respeito de uma de suas maiores calamidades: a saúde bucal
Você já sorriu hoje? Se a resposta é sim, sinta-se um privilegiado. Diariamente, milhões de brasileiros que aprenderam a viver com dor nos dentes – ou que simplesmente não os têm mais – são impedidos de comer, beijar, sorrir, viver em comunidade. O que o país tem feito por eles? Muito pouco. E é do desejo de denunciar essa realidade que nasceu o documentário Boca a Boca. Idealizado pelo dentista e empreendedor social Fabio Bibancos e realizado pela Divina Imagem Produções, o filme propõe uma discussão sobre a precária condição de saúde bucal dos brasileiros, o papel de governos e empresas na perpetuação dessa precariedade e o que a sociedade civil mobilizada tem tentado fazer para mudar esse cenário perverso.
Quando teremos políticas públicas que atendam a demanda do pobre brasileiro desdentado? Quando toda a população vai ter tratamento dentário adequado e acessível – e antes disso, quando teremos escova, creme e fio dental mais baratos e distribuídos em postos de saúde? Por que esses itens essenciais não podem fazer parte de nossa cesta básica? Quando, finalmente, os brasileiros terão direito a dentes saudáveis? Essas são algumas das questões levantadas pelo filme, que tem como fio condutor a história de seis crianças e jovens com problemas bucais atendidas pelo projeto Dentista do Bem, criado em 2002 por uma organização social com sede em São Paulo, a Turma do Bem.
O projeto reúne hoje quase 6 mil dentistas voluntários de todo o Brasil que atendem gratuitamente em seus consultórios crianças de baixa renda com graves problemas de saúde bucal. Uma iniciativa bonita, importante e com resultados efetivos – mas que obviamente não dará conta de nossa realidade de 25 milhões de desdentados, numero apontado por especialistas. É sobre essas milhões de pessoas que o filme quer falar, dando voz a representantes do governo, estudantes de odontologia, empreendedores sociais, artistas comprometidos com causas sociais – e, principalmente, o povo nas ruas. Porque é da junção de todas essas vozes que uma verdadeira revolução pode começar.
Em Belo Horizonte, o projeto Dentista do Bem é coordenado, desde 2008 pelo dentista Mário Junio Soares dos Santos. O lançamento será realizado no dia 26 de Outubro de 2009, no salão da Igreja Batista Reviver à Rua Salinas, 1305, no bairro Santa Tereza, às 19:30. Entrada Gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário