domingo, 23 de janeiro de 2011

Ô Barulhinho ruim sô!


Quase todos os dias escuto os desabafos dos pacientes quanto ao medo do motorzinho  o pânico e as lembranças ruins que esse amigo inseparável do dentista causa na vida deles. Outro dia até brinquei dizendo que consulta odontológica sem motorzinho não é "aquela consulta"!
Imagino que ninguém ainda inventou um motorzinho silencioso. Na verdade o motorzinho tem nome: Caneta de alta rotação. É nela que encaixamos a broca e, ao pisarmos no pedal, acionamos o ar comprimido que vaio circular dentro dela, fazendo girar um sistema de mini rolamentos que dão uma velocidade altíssima de rotação à broca, para podermos desgastar o esmalte dentário, que, diga-se de passagem é o tecido mais duro do corpo humano. O barulhinho é na verdade o rolamento girando pela pressão do ar. Creio eu que por isso é muito difícil um motorzinho silencioso ( sonho de consumo de pacientes e dentistas).
Confesso que tem dias que eu mesmo não aguento o barulho dela. Não sei se meus ouvidos ficam sensíveis no decorrer do dia, ou minha paciência vai minando, só sei que dá vontade de sair do consultório e comprar um protetor auricular e " socar" aquilo na orelha até o final do expediente.
Mas a novidade é que visitando o site da apcd ( Associação Paulista de Cirurgiões dentistas), me deparei com esta novidade:

Pesquisadores eliminam ruído das brocas


Pesquisadores britânicos desenvolveram um dispositivo que elimina o ruído das brocas dos Cirurgiões-Dentistas. De acordo com a pesquisa, a invenção pode ajudar as pessoas a superar o medo de ir ao Cirurgião-Dentista. O som da broca é uma das principais causas de ansiedade durante as visitas ao consultório.
O novo dispositivo permite que os pacientes escutem músicas em um tocador de MP3, e assim o som da broca é eliminado.
O dispositivo é semelhante aos fones de ouvido capazes de cancelar ruídos. Mas os pacientes ainda poderão ouvir a voz do Cirurgião-Dentista, porque nem todos os sons ambientes serão filtrados.
Os pesquisadores notaram que não seria suficiente apenas reduzir o ruído da broca, mas teriam de eliminá-lo completamente. A questão principal do projeto era conseguir que o paciente pudesse escutar o Cirurgião-Dentista.
Segundo o estudo, o dispositivo transforma os sons do consultório do Cirurgião-Dentista em um sinal digital. Um chip especial chamado de processador digital de sinais analisa os sons captados por um microfone instalado perto da broca dental.
Ele produz uma onda sonora invertida para neutralizar o ruído no sinal transmitido pelo fone de ouvido.
O dispositivo foi desenvolvido por especialistas do King’s Colllege London, da Brunel University e da London SouthBank University, a partir de uma ideia do professor Brian Millar, do Instituto Dentário do King’s College.
A equipe de pesquisadores agora está procurando investidores para tentar tornar o dispositivo disponível comercialmente.

Fonte: BBC Brasil

13 de janeiro de 2011


Agora é saber se essa invenção é "cabível" nos nossos bolsos. Pelo que entendi o paciente fica numa boa, mas o dentista...


Abs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário