segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

"Felicidade,passei no vestibular, mas a faculdade é particular..."

Eu atendia um jovem paciente hoje à tarde que me contava sua aprovação no vestibular e enquanto fazia a restauração no dente dele, olhei seus cabelos intactos e penteados. Isso me levou aos meus tempos de calouro de faculdade, onde, ao saberem da aprovação dos filhos, era comum  os pais e amigos cortarem os cabelos dos estudantes com tesoura, tudo atrapalhado, obrigando-os a raspar a cabeça.
E assim, no primeiro dia de aula, chegavam os carecas calouros. Quem se arriscava chegar de cabelinho, logo era "sequestrado" pelos veteranos e tinha a cabeleira zerada. Outras formas de trote eram usadas, mas hoje as coisas mudaram. Entrou na moda o Bullying e a justiça não tem perdoado quem o pratica. Os trotes ficaram mais decentes, como  por exemplo, obrigar o calouro a doar sangue, praticar boas ações, reformar móveis das salas de aula etc.
Na minha opinião, o Glamour do vestibular acabou. Hoje é fácil entrar nas fauldades, principalmente nas particulares. A oferta de cursos aumentou, propostas de bolsas de estudo e crédito para financiamento de cursos já são realidade. O número de escolas aumenta a cada dia. Novos cursos são oferecidos ao público. O ENEM garante acesso à faculdade ( ou pelo menos era para isso ter  acontecido neste último exame, se não fosse a sucessão de erros cometidos pelo Ministério da Educação e seus colaboradores).
Entrar na Universidade pública ainda é difícil, mas, será que ela oferece uma boa formação? Pois, anos atrás, greves, falta de material e professores qualificados, comprometiam e muito o aprendizado.
Estudei em faculdade particular. Não foi fácil pagar, mas, consegui completar o curso graças ao plano Real, pois, no início, cada mês a mensalidade vinha num valor diferente e, não tinhamos como fazer qualquer previsão finaceira. Depois, com a moeda estável, a história foi outra, mas, repito, não foram quatro anos de folga.
Enfim, tudo isso foi para eu falar que o acesso à educação superior é uma realidade ao alcance de todos nos tempos atuais. Faculdades disponíveis e cursos estão aí só esperando para serem preenchidos. Os famosos MBA's que antes eram coisa de outro mundo, são oferecidos em qualquer "birosca". O mesmo digo para especializações, mestrados e doutorados. E já que hoje a aprovação em vestibular virou banalidade, pelo menos os candidatos devem saber escolher os cursos e instituições que os oferecem para tirarem melhor proveito deles.



obs: O título da postagem é trecho da música O Pequeno Burguês, de Martinho da Vila.

abs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário