quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Antibiótico agora só com receita.

Excelente a atitute do Ministério da Saúde de proibir a venda de antibióticos sem receita médica. A causa desta medida é que o uso indiscriminado destes medicamentos pode ter sido o responsável pela alta resistência de algumas bactérias, o que tem levado pessoas à morte nos vários hospitais Brasileiros. Em alguns deles, o CTIs estão sendo até deixando de serem usados.
A população é muito mal informada  e o hábito da auto medicação já é uma prática habitual. Com relação ao uso de antibióticos, se a pessoa tem uma virose, compra por exemplo amoxicilina que não é indicada para esta doença. Existem pessoas que não seguem à risca a orientação médica e tomam a medicação fora dos horários e param antes do tempo determinado.
Já ouvi centenas de vezes pacientes que me disseram que tomaram o atibiótico que tinha na "farmacinha" de casa, ou seja a caixa que já tinha sido aberta e que estava lá a não sei quanto tempo e queira Deus não estava com a validade vencida.
Tem gente que toma antibiótico para dor de cabeça!
Com tudo isso, as bactérias se tornam resistentes à medicação e aí quando precisarem ser combatidas o remédio não fará efeito algum no combate à infecção.
Por isso aplaudo o Ministro Temporão e torço para que as farmácias e Drogarias cumpram a lei evitando-se o uso à toa deste tão importante medicamento.
outra coisa boa que acabei de ler na internet:
As fraldas geriátricas vão entrar na lista de produtos da farmácia popular e custarão em médias R$ 0,70. Que coisa boa!
Muito bom saber que o idoso, ou o adulto que precisa deste produto e que já gasta sua renda com medicamentos e tratamentos pode pagar mais barato em fraldas geriátricas que são consumidas à beça e são necessárias para o conforto e qualidade de vida destas pessoas. Tomara que as idéias não fiquem apenas no papel.

abs.

Um comentário:

  1. Caro Dr.
    Sou completamente desfavoravel a essa lei.
    É muito bonitinha para quem é rico e pode contar prontamente com um médico caro e com caras medicações.
    E as pessoas com baixa renda? Essas estão perdidas. Vc sabe porque? Por que não conseguem atendimento médico nos postos de saúde. Porque não tem plano de saúde e se vão em um médico particular está arriscado receitar amoxicilina com clavulanato que custa uns 50 reais + a consulta de uns 100 reais no minimo. Com um pobre vai pagar tudo isso?
    Eu sendo dentista para comprar antibiotioco para o consultório tenho que fazer uma receita para mim em meu nome. kkkkk isso é ridiculo.
    Povo brasileiro é trouxa mesmo... Agora alem de ficarem doentes, não vao conseguir se curar e usarão as "ótimas" curas caseiras "fantasticas".
    Para bens ao Ministério por mais uma lei feita de qualquer maneira.

    ResponderExcluir