quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Manifesto contra o celular ( usado fora de hora, é claro).

Em tempos de avanços tecnológicos, andar sempre conectado a informações, via internet e estar sempre disponível através de Twitter, orkut, e outros mais é estar na moda. Manter blog, diga-se de passagem é ser chique! Pois bem, aí se encaixa também o nosso amigo o celular. Hoje, através deste aparelhinho se é possível ver televisão, mandar e receber mensagens e e-mails, ouvir múscas em formato MP3, assistir vídeos, ver e tirar fotos, gravar sons além de baixar toques bem divertidos. ah, e o principal se é possível fazer e receber ligações ( são tantas funções que ia me esquecendo a principal delas, rs). Ninguém vive sem celular e são poucas as pessoas que conheço que não o possuem. A criança ainda nem sabe falar direito, mas já brinca com um telefone na mão. Outros nem tem dinheiro no bolso para colocar crédito no aparelho, mas ele está lá firme igual " pai de santo", ou seja só recebe.
E esta moda chegou aos consultórios médicos e odontológicos. No meu caso, os pacientes insistem em entrar para a consulta com o miserável ligado e às vezes quando estou lá concentrado no trabalho em meio ao silêncio, sou despertado e assustado com o telefone do paciente tocando na maior altura e quase sempre ao som de funks, pagode, gospel e imitações grotescas. Semana passada um destes tocou no meio de uma sessão de tratamento de canal. Era um nokia daqueles bem antigos e o toque era ordinário de ruim, e por mais que o paciente não atendesse, o sujeito do outro lado insistia nas tentativas e mais agredia aos meus ouvidos e a minha paciência.
Hoje pela manhã, um paciente meu que ama os celulares, pois ele tem pelo menos quatro numeros diferentes e na ficha dele nem tenho mais espaço para anotá-los, estava "armado" com dois aparelhos e sempre que eu interrompia o procedimento para pegar algo, ou para esperar a anestesia fazer efeito, ele ligava ou recebia ligações. Terminei o serviço e antes de levantar da cadeira ele já falava ao telefone, marquei o retorno com ele ao telefone, me despedi com ele ao telefone e ele foi embora falando ao telefone...

Celular fora de hora irrita qualquer um!!!

Se pensarmos em benefício foi uma excelente invenção, mas acredito que as pessoas estão mais estressadas e escravizadas a ele, pois, acaba se tornando uma obrigação ter um telefone celular e ainda por cima atendê-lo, pois o identificador mostra quem faz a ligação para ele e existem operadoras que mesmo com o telefone desligado avisam quem tentou ligar, ou seja, não dá para dar uma de desentendido que não viu o telefone chamando. Ô FALTA DE PRIVACIDADE!
Poderia me estender mais no assunto, mas corro o risco de me tornar enfadonho, por isso concluo defendendo a minha tese de que o telefone celular é uma bênção na vida da gente, porém deve ser utilizado com educação respeitando-se os ambientes e as pessoas em volta. Creio eu que os meus pacientes ficariam irritadiços se eu me levantasse todo o tempo interrompendo a consulta para atender ao telefone, pois assim eu perderia tempo e a concentração no estou fazendo. Por isso não o faço. O meu telefone celular quando entro no consultório fica na gaveta, desligado, pois quem me liga no horário comercial sabe onde estou. Não atendo a nenhuma ligação quando estou ocupado e quando a secretária não está, ligo a caixa de mensagens do telefone fixo, tudo isso em respeito ao meu paciente e à minha privacidade.


Abs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário