terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Cuidado com a estética.

Pelo Facebook, conversei com uma colega que estava espantada com o sorriso de um cantor que dava entrevista na TV. Segundo ela, a dentadura dele estava muito estranha e a boca dele não fechava.Realmente eu assisti a uma aparição sua na TV dias atrás e notei algo estranho nele. Mas, não sei se eram os dentes.
Na verdade, tem muita gente aparecendo com dentes estranhos ultimante, principalmente os artistas.Vejo sorrisos branquinhos, certinhos, com dentes bem posicionados. Lindos de se ver! Mas, também, entre os acima de 50 anos, muita coisa fora de padrão.Tinha um ator da série Carga Pesada (Stênio Garcia), que apareceu outro dia com a dentaria em evidência. Estava com uma prótese nova que olhando para ele, a gente via primeiro os dentes, depois o resto!
Enfim, em tempos de "Snap on smile"( perucas odontológicas), facetas de porcelana, dentaduras sobre implantes, a procura pela melhoria do sorriso aumentou e muito nos consultórios odontológicos,mas, para a coisa ficar natural, é preciso, se respeitar as mudanças que a natureza provoca.
Com o decorrer dos anos, os dentes sofrem desgaste natural,amarelam, os lábios murcham, a pele do rosto cai e outras coisas também. Então, a correção deve seguir essas mudanças que o processo de envelhecimento provoca. Os dentes a serem colocados, devem ser da cor dos remanescentes e tamanho igual, se for dentadura, uma cor mais compatível com cor de pele, etc.
No último de faculdade, a primeira dentadura que fiz ficou uma porcaria. A paciente queria de todo jeito dentes branquinhos. Ela insistia que fossem bem clarinhos, embora fosse uma senhora de seus quase 70 anos e de pele clara. Chamei o professor para "resolver a parada", mas, nem ele conseguiu mudar a opinião da senhorinha.Ah, pra piorar a situação, ela queria dentes pequenininhos!
Lá fui eu fazer a prótese, chateado porque meus colegas faziam as montagens dos seus trabalhos com dentes de cores naturais e sempre me perguntavam por que os que usava eram tão brancos! E eu de "saco cheio" de responder sempre a mesma coisa: "a paciente pediu assim".
No dia de entregar, lá fui eu com prótese num saquinho. Sento a dona na cadeira, coloco o par de próteses, que além de ter ficado com uma estética horrorosa, ainda por cima provocava ânsia de vômito na paciente e o pior, não segurava na boca. O professor veio, olhou, me orientou nos ajustes, deu a nota e eu liberei a paciente dizendo que ela se acostumaria com questão de tempo. Ela saiu da clínica sem poder abrir a boca pra prótese não sair "voando" até o chão, babando igual boi velho e tendo ânsia de vômito...
A partir daquele momento, decidi que não faria mais dentaduras, mas, me enganei e fiz várias nestes quase 16 anos de vida profissional. Mas, aprendi uma lição: para se conseguir trabalhos de prótese com boa estética, temos que levar em conta vários fatores e nem sempre seguir o gosto do cliente, pois, corremos o risco do camarada fazer papel ridículo com seus conhecidos e o pior: ele vai dizer o nome de quem fez.

Abs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário