domingo, 8 de novembro de 2009

Dentistas X Desdentados

Acabo de passar pela banca de revistas neste Domingo ensolarado e dando uma olhada na revista Veja desta semana me deparo com uma reportagem que fala das profissões que estão em alta. No meio da matéria, um dado me chamou atenção:
De todas as profissões da área da saúde, a odontologia é a mais saturada. Nos últimos dez anos, houve um crescimento de mais de 80% de dentistas em atividade no Brasil. Fiquei chocado!
Temos um número enorme de dentistas aqui na região sudeste. Belo Horizonte está lotada de consultórios e clínicas odontológicas “pop” . Graças a Deus, tenho um bom número de pacientes e minha carga horária de trabalho é extensa. Já ajuda para pagar as contas,rs.
Agora, se houve um grande número de dentistas “jogados” no mercado, por que o Brasil é o País dos desdentados?
1- Será que a saúde pública tem capacidade de absorver toda a demanda de atendimentos?
2- O governo remunera bem os dentistas e dá condições e material adequado para um bom atendimento à população?
3- Os pacientes que não agüentam esperar o atendimento do SUS e procuram os dentistas particulares são atendidos por estes? Ou o profissional só quer atender aos que têm dinheiro e pagam bem e à vista e não podem facilitar as condições de pagamentos para os outros?
4- Nossa sociedade valoriza os dentes e o tratamento odontológico, ou prefere gastar uma fortuna com o novo modelo de celular, calça jeans, computador e outros bens de consumo e acha o tratamento caro?
5- Existem campanhas de valorização da classe odontológica na mídia? Por que o dentista aparece tão pouco nos programas de TV e Rádio para falar sobre alguns temas de sua área como ocorre na classe médica?
Eu tenho estas respostas na ponta da língua, mas deixo as perguntas no ar, para você caro leitor refletir um pouco sobre estas questões.
Um ótimo domingo,
Abs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário