O dia a dia de um dentista relatado de forma simples, direta e suas reflexões sobre os vários temas cotidianos.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Doação de dentes de leite.
Dente de leite são grandes fontes de células-tronco. Estas células tem capacidade de se transformarem em outras células que podem formar a dentina, osso, cartilagem, vasos sanguineos e até neurônios. O mais interessante é saber que os dentinhos de leite podem ser doados para maiores estudos sobre estas células.
Como as células-tronco estão na polpa, deve-se ter o maior cuidado para que a doação seja efetiva. Ao cair, o dente deve ser colocado em soro fisiológico e levado ao laboratório no prazo máximo de 24 horas. Depois desse prazo, as células morrem. Mesmo após este prazo, os dente ainda são importantes para a pesquisa e podem ser encaminhados a Banco de dentes humanos nas faculdades de Odontolgia.
O Banco de células-tronco de dente de leite está sendo criado na Faculdade de Odontologia da USP. As células pode ser usadas de três maneiras- Terapia celular, quando a célula tronco é colocada no local para se transformar em outra célula; terapia genética, quando é usada promover uma correção na sequência do DNA; e na engenharia tecidual, quando contribuem para a formação de novos tecidos e órgãos, como por exemplo, as células-tronco usadas para formação de outro dente.
Fonte: Jornal Estado de Minas, caderno Bem Viver; 15 de maio de 2011.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário